top of page
  • Foto do escritorRedação

Auricchio empossa três novos secretários municipais e valoriza currículos



O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, empossou três novos secretários municipais na segunda-feira (27/2), em evento realizado no Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, no Bairro Barcelona. São eles Carla Freitas Nascimento (Secretaria de Gestão e Governo Digital), Diego Santos Vido Faria (Secretaria de Mobilidade Urbana) e Matheus Lothaller Gianello (Secretaria de Planejamento). O deputado estadual Thiago Auricchio também participou da solenidade.

No ato, o chefe do Executivo destacou os currículos dos novos secretários, tanto na formação acadêmica quanto na experiência – todos possuem pós-graduação e trajetória consolidada em seus ramos de atuação. “Política é doação. Os que tomam posse hoje acreditam que a política é o instrumento capaz de transformar a sociedade para melhor”, ressaltou Auricchio, ao estender a observação a todo o secretariado municipal. “Não há em toda a Região Metropolitana do Estado de São Paulo secretariado com maior cabedal técnico.”

Carla Freitas Nascimento é advogada formada pela Faculdade de Direito de Franca, com pós-graduação em Direito Ambiental pela PUC e em Direito Processual Civil pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado. Foi diretora de Administração e Jurídica do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) do Estado de São Paulo; diretora Administrativa e chefe de Gabinete no Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual); assessora técnica da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude; e assessora técnica em Licitações do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) de São Caetano, além de consultora e diretora de empresas privadas.

De acordo com o prefeito, a primeira missão de Carla à frente da Seged será adequar a máquina pública à nova Lei de Licitações e Contratos, que passará a vigorar em 1º de abril. “Sinto-me desafiada e estimulada para fazer um trabalho exitoso em uma cidade reconhecida pelo padrão de excelência na prestação de serviços públicos”, externou, ao citar indicadores que colocam São Caetano como o município mais sustentável do Brasil e de maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País.

Diego Santos Vido Faria é formado em Direito pela Faculdade Anhanguera e pós-graduado em Direito Público com Ênfase em Gestão Pública (Faculdade Damásio) e Gestão, Mobilidade e Segurança no Trânsito (Uninter - cursando). É servidor de carreira do Detran/SP, onde ingressou em 2009, como vistoriador. Progrediu para supervisor, diretor técnico e superintendente regional (Campinas). Se licenciou do cargo para assumir a Semob.

Auricchio lembrou que, entre outras atribuições, Diego conduzirá as grandes concessões do setor, como a do transporte público e a do estacionamento rotativo pago (Zona Azul). “Vamos construir um trânsito e um sistema de transportes melhores com diálogo. É o trabalho em conjunto com a sociedade que suprirá os anseios da população”, definiu o novo secretário.

Matheus Lothaller Gianello é advogado formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com pós-graduação em Direito Empresarial pelo Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa). É formado no RenovaBR, atualmente a maior escola de formação política do Brasil. Foi assessor da extinta Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão) e eleito vereador em 2020. Na Câmara, integrou a Comissão de Justiça e Redação, e presidiu as comissões de Ética e de Prevenção à covid-19. Também foi presidente da Comissão de Licitações da subseção de São Caetano da OAB e é cofundador do Grupo Juntos pela Cidade, de voluntariado.

Auricchio citou Matheus como exemplo de que é possível a formação de quadros que aliem técnica e política. “Os indicadores de qualidade de vida de São Caetano me fizeram ingressar na política. E ficarei muito feliz em contribuir para que a cidade em que nasci avance ainda mais”, afirmou o novo titular da Seplan.

Carla e Matheus comandarão novas secretarias, criadas no dia 8 de fevereiro junto da extinção da Seplag. Na Semob, Diego substitui Jefferson Cirne da Costa, que permanece como o secretário da Segov (Secretaria de Governo).

Mark Ribeiro (MTb -. 46.082)

Fotos: Ricardo Quiles Napoleão

Comments


bottom of page