top of page
  • Foto do escritorRedação

5º Meeting Empresarial reúne mais de 700 pessoas em Santo André e bate recorde



Evento, realizado nesta quarta no Cine Theatro Carlos Gomes, promoveu troca de experiências sobre melhoria do ambiente de negócios na cidade

Santo André, 2 de agosto de 2023 - Cerca de 750 pessoas participaram nesta quarta-feira (2) do 5º Meeting Empresarial – Rota do Empreendedorismo, realizado no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André. É o maior público já registrado no evento, cuja primeira edição aconteceu em 2017.

O Meeting Empresarial reuniu empresários, CEOs, diretores e presidentes das principais empresas da cidade, bem como representantes de instituições de ensino e pesquisa, além de lideranças regionais, para trocas de experiências para melhorar o ambiente de negócios no município.

“Estamos muito felizes porque Santo André definitivamente entra na rota do empreendedorismo, como uma referência na gestão da credibilidade, da responsabilidade fiscal, dos incentivos e da desburocratização. A cidade criou um ambiente de negócios muito favorável e é por isso que os números têm mostrado o quanto Santo André vem ocupando esse protagonismo na geração de emprego e na economia do ABC e do Estado de São Paulo”, avaliou o prefeito Paulo Serra.

Apresentado pela jornalista Christiane Pelajo, o 5º Meeting Empresarial contou com as palestras do navegador, escritor e empreendedor Amyr Klink; do secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Jorge Lima; do co-fundador do Buscapé e sócio-fundador da Domo Invest, Rodrigo Borges; e do presidente da Bridgestone para a América Latina Sul, Vicente Marino.

Em sua apresentação sobre o desenvolvimento da economia na cidade, o prefeito Paulo Serra destacou que a Santo André, que hoje é referência em muitos aspectos, estava em situação muito diferente em 2017.

“Naquele ano a gente iniciou um grande desafio. A cidade não tinha capacidade de investimento nem credibilidade. Decidimos implementar um novo modelo de gestão, que não foi bem compreendido no início, mas que hoje mostra resultados. No primeiro ano de gestão, a cidade registrou cerca de R$ 54 milhões de investimentos privados, valor que chegou a R$ 848 milhões no ano passado. Isso deixa muito claro que a gente está no caminho certo”, complementou o prefeito Paulo Serra.

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Jorge Lima, apresentou e analisou dados da economia paulista e fez um panorama das ações em andamento realizadas pela gestão estadual.

“Quero parabenizar a cidade porque é inquestionável a evolução dos números de Santo André. Sempre foi uma região voltada para o plástico e a borracha, mas vocês estão conseguindo fazer uma coisa que é muito difícil no Brasil. Por aqui, parece que indústria é apenas a automobilística, mas não é. Existe a indústria da construção, do turismo, do atacado e do varejo, e Santo André está fomentando todos esses segmentos”, afirmou Jorge Lima.

O presidente da Bridgestone para a América Latina Sul, Vicente Marino, falou sobre os resultados da empresa em Santo André e no país. “A Bridgestone veio para ficar e posso dar minha palavra que o melhor ainda está por vir”, garantiu. A cidade é uma das principais produtoras de pneus de caminhão do mercado latino-americano e abriga uma das quatro fábricas da empresa no Brasil.

“Queria parabenizar não só a prefeitura, mas toda Santo André pelo empreendedorismo, porque a iniciativa pública é um fomentador, mas quem ‘faz’ são os empresários e os empreendedores. O fato deste evento estar em sua quinta edição mostra que a iniciativa foi muito bem recebida e é muito importante para o fomento do empreendedorismo” disse o co-fundador do site de comparação de preços Buscapé e sócio-fundador da Domo Invest, Rodrigo Borges.

A experiência do velejador e empreendedor Amyr Klink em suas expedições marinhas e suas lições de vida, baseadas em organização, planejamento, foco e equilíbrio, encerraram o 5º Meeting Empresarial. “É muito bacana estar aqui em uma cidade que pensa seu futuro para daqui a 30 anos. É muito raro isso. E eu queria dizer que a ideia do evento é brilhante. Empreender não é construir empresas, fazer produtos, empreender é construir uma história. E vocês, nesse momento, estão construindo uma história”, disse.

| Texto: Paola Zanei apmzanei@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142 | Fotos: Eduardo Merlino/PSA

Comments


bottom of page