17 entidades sociais participam da 3ª Festa Italiana Solidária de Ribeirão Pires
- Redação
- há 14 horas
- 2 min de leitura

Evento reúne música, gastronomia e solidariedade em dois fins de semana no Paço Municipal, com entrada gratuita e arrecadação de alimentos para famílias em vulnerabilidade
A 3ª Festa Italiana Solidária de Ribeirão Pires começa neste sábado (18) e contará com a participação de 17 entidades sociais da cidade, que unirão tradição, cultura e solidariedade em uma celebração marcada por boa comida, música e ações beneficentes. Pela primeira vez realizada no Paço Municipal, a festa promete transformar o centro da cidade em um pedacinho da Itália, com dezenas de barracas típicas, shows e arrecadação de alimentos que serão destinados a instituições assistenciais locais.
Cada entidade participante aplicará os recursos arrecadados em seus respectivos projetos ou outras ações que envolvam apoio a famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade , reforçando o caráter comunitário e beneficente do evento.
A festa será realizada nos dias 18, 19, 25 e 26 de outubro, com programação a partir das 16h aos sábados e das 12h aos domingos. Pela primeira vez, o evento acontece no Paço Municipal da Estância, que receberá decoração temática e espaços “instagramáveis” inspirados na cultura italiana.
A gastronomia é um dos principais atrativos da festa, as entidades sociais servirão pratos típicos como nhoque, lasanha, pizza, risoto e massas artesanais, além de sobremesas tradicionais como cannoli, tiramisù e panna cotta. Parte das receitas será revertida para ações sociais, enquanto os visitantes também poderão contribuir com a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias atendidas por instituições assistenciais da cidade.
Além da parte solidária e gastronômica, a programação contará com shows musicais e apresentações culturais. Entre as atrações estão o showman Fred Rovella, conhecido por seu repertório envolvente e bem-humorado; apresentações da Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP), com jazz, circo e dança; além de intervenções itinerantes com estátuas vivas, Falcon Acordeon e Delfina (violino). O encerramento, no dia 26, ficará por conta da cantora e compositora internacional Mafalda Minnozzi, que promete emocionar o público com um espetáculo especial.
Confira a lista de entidades:
- ADC Pérola da Serra
- Casa de Acolhida
- Associação Tornar a Brotar
- Augusta e Respeitável Loja Simbólica Barão de Mauá
- Instituto Dias Melhores
- Chocolateiras
- GEE: Caminho da Luz
- Grupo Escoteiros Anderson Rossi Almeida
- Irmã Sheilla
- Kaikan
- Paróquia Nss. Srª de Fátima
- Paróquia Sant'Anna
- Igreja Renascer em Cristo
- Renovação Carismática
- Rotary Club
- Paróquia São José
- Projeto Reinar